terça-feira, 14 de setembro de 2010


Carlos Drummond de Andrade considerado um dos maiores representantes da literatura brasileira do século XX. Sua carreira poética pode ser dividida em 4 fases. Cada uma delas é composta por obras que nos permitem acompanhar a evolução de seus temas e sua visão de mundo.
A 1ª fase (a fase gauche) tem como características o pessimismo, o isolamento, o individualismo e a reflexão existencial. Nota-se nesta fase um desencanto em relação ao mundo.
Obras “Alguma Poesia” (1930) “Brejo das Almas” (1934) Características dessas obras: ironia, o humor e a linguagem coloquial.
A 2ª fase, chamada fase social, é marcada pela vontade do poeta de participar e tentar transformar o mundo, o pessimismo e o isolamento da 1ª fase é posto de lado. O poeta se solidariza com os problemas do mundo.
Obras
“Sentimento do mundo” (1940) “José” (1942) “Rosa do Povo” (1945)
A 3ª fase pode ser dividida em 2 momentos: poesia filosófica e poesia nominal.
Poesia Filosófica: textos que refletem sobre vários temas de preocupação universal como a vida e a morte.

Obras
“Fazendeiro do ar” (1955) “Vida passada a limpo” (1959) Poesia Nominal: repletas de neologismos e aliterações. Obras “Lição de coisas” (1962) A fase final (o tempo das memórias) Como o próprio nome já diz, as obras desta fase (década de 70 e 80), são cheias de recordações do poeta. Os temas infância e família são retomados e aprofundados além dos temas universais já discutidos anteriormente. Obras “Boitempo” “Boitempo III” “As impurezas do branco” “Amor Amores” Drummond também escreveu contos e crônicas
Temas típicos da poesia de Drummond
O Indivíduo
: "um eu todo retorcido". o indivíduo na poesia de Drummond é complicado, torturado, estilhaçado.

A Terra Natal
: a relação com o lugar de origem, que o indivíduo abandona.
A Família: O indivíduo interroga, sem alegria, mas sem sentimentalismo, a estranha realidade familiar, a família que existe nele próprio.
Os Amigos: "cantar de amigos", (título que parafraseia com as Cantigas de Amigo). Homenagens a figuras que o poeta admira, próximas ou distantes, de Mário de Andrade a Manuel Bandeira, de Machado de Assis a Charles Chaplin. O Choque Social. O espaço social onde se expressa o indivíduo e as suas limitações face aos outros.
O Amor: Nada romântico ou sentimental, o amor em Drummond é uma amarga forma de conhecimento dos outros e de si próprio A Poesia. O fazer poético aparece como reflexão ao longo da sua poesia. Exercícios lúdicos, ou poemas-piada. Jogos com palavras, por vezes de aparente inocência naïf.
A Existência: a questão de estar-no-mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário